Inaugurada na Câmara Municipal a Galeria dos Ex-Prefeitos

Em uma Sessão Solene prestigiada na sexta-feira, dia 27, a Câmara de Vereadores inaugurou a Galeria de Ex-Prefeitos, com fotos de 31 dos 33 homens que já governaram o município. A inauguração da galeria foi antecedida de um grande trabalho de pesquisa, que contou com o apoio do IPHAN. Servidores da Câmara restauraram os quadros já existentes, orientados por Isabel Rocha, que recorreram ao trabalho do historiador autodidata  Antônio Martins e a livros com os termos de posse dos diferentes prefeitos. Descobriram, então, que Vassouras já teve  33 prefeitos, contando com Renan Vinícius, apesar de a Câmara  possuir 25 quadros em sua antiga galeria. Após uma longa  busca, envolvendo até familiares dos ex-prefeitos, seis novos quadros foram incluídos na  galeria. Da relação total de prefeitos, apenas dois não constam na galeria inaugurada sexta-feira.

Entre os ex-prefeitos, estão Joaquim Ribeiro de Avelar, o primeiro prefeito vassourense, e outras personalidades, como Maurício de Lacerda, filho de Sebastião e pai de Carlos de Lacerda, que viraria liderança política nacional ao governar o antigo estado da Guanabara; João Ovídio Romeiro Neto e nomes menos comentados, como Jorge Coulomb Barroso, avô do atual ministro do STF, Luís Roberto Barroso. Na galeria estão nomes até hoje conhecidos como Carlos Eugênio Mexias, José Carlos Vaz de Miranda, Narciso Silva Dias e Severino Ananias Dias. Além de Altair, Eurico Júnior e Sylvio Leal, que governou o município na década de 1960 como interventor  no início da ditadura civil militar, estão vivos os ex-prefeitos Pedro Ivo da Costa e Renato Antônio Ibrahim. “Foram 33 prefeitos, trinta e três homens que lutaram por melhorias, desenvolvimento e prosperidade para Vassouras. A Galeria de Ex-Prefeitos fica ao lado da sala que, por anos, serviu de gabinete do prefeito.