Câmara aprova projeto que reconhece atividade física como essencial em tempos de crise

Nesta segunda (26), a Câmara aprovou por unanimidade o Projeto de Lei n° 309/21, do presidente da Casa, José Maria Capute, que reconhece a prática da atividade e do exercício físico como essenciais para a população vassourense em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais.

De acordo com o projeto, que cita pareceres técnicos de órgãos como Organização Mundial de Saúde; Ministério da Saúde; Associação Brasileira de Academias e Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício do Esporte, cultivar a saúde física e mental é imprescindível no atual período, estando associada à melhora das funções imunológicas e à otimização das defesas do organismo diante de agentes infecciosos, sendo importante ferramenta no tratamento e prevenção de diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares (patologias cujos portadores são mais suscetíveis a complicações e agravamento pela Covid-19). Além disso, reduz os níveis dos hormônios estressantes como adrenalina, noradrenalina e cortisol, resultando no aumento da autoestima, diminuição da insatisfação, da depressão e da ansiedade causadas pelas necessárias medidas de isolamento presentemente adotadas.

Conforme o PL, que segue agora para sanção do Executivo, enquanto perdurar a pandemia do novo Coronavírus, o funcionamento das academias fica autorizado, obedecidos os cuidados de prevenção tais quais fornecimento de álcool 70% em todas as áreas do estabelecimento; limpeza, higienização e desinfecção frequentes; uso de máscara facial; aferição de temperatura; distanciamento e sistema de ventilação adequado, dentre outros.

Acompanharam a votação a vice-prefeita Rosi Farias e os educadores físicos Gustavo Hallack Ferreira (Tati) e Vanessa Rangel.

Na ocasião, o vereador Diney Gomes usou a tribuna para destacar proposições de sua autoria: viabilidade do controle de pombos na quadra poliesportiva do Centenário e discussão sobre a Emenda Constitucional 109/2021, relativamente à progressão funcional de servidores que realizavam funções de responsabilidade, há poucos dias de efetivar a incorporação da gratificação quando da vigência da Lei.

Acesse a reunião, na íntegra, pela TV Câmara: https://bit.ly/3aDJBN2